VESTUÁRIO IGNÍFUGO (cuidados de lavagem)

12 de junho, 2023

COMO LAVAR VESTUÁRIO IGNÍFUGO

O vestuário ignífugo tem por função proteger o trabalhador exposto a potenciais perigos relacionados com altas temperaturas.

Para além de seguir as instruções do fabricante, disponibilizamos aqui alguns conselhos importantes que devem ser considerados para preservar as propriedades do vestuário ignífugo.

Existem no mercado diferentes tipos de tecidos e fibras retardantes de fogo. Os mais utilizados em equipamentos de proteção individual para uso industrial são:

Aramidas
A aramida é uma fibra sintética robusta e resistente ao calor. Exposta a altas temperaturas, a fibra não derrete nem escorre. É usado em roupas de proteção contra fogo e calor.

Modacrílico
Fibra altamente resistente ao fogo e ao calor, que carboniza antes de derreter. É usado principalmente em tecidos para roupas ignífugas usadas na indústria petroquímica.

Algodão tratado
O algodão queima facilmente quando em contato com uma chama. Por isso, essas fibras são submetidas a um tratamento que modifica quimicamente o polímero. Oferece grande proteção contra arco elétrico, metal ferroso fundido e exposições de soldagem.

Na ADEEPI dispomos de duas linhas de vestuário ignífugo:

LINHA SARECO: Vestuário confecionado com algodão tratado.

LINHA SAREMO: Vestuário confecionado principalmente com tecido modacrílico.

Antes de mais o vestuário ignífugo deve ser lavado de acordo com as instruções do fabricante, fornecidas na respetiva etiqueta.

A lavagem incorreta desse tipo de vestuário pode afetar significativamente o seu desempenho, ou seja, as propriedades do vestuário durarão muito mais se forem lavadas e limpas adequadamente.

Nunca usar detergentes que contenham peróxido de hidrogênio, pois está a contribuir para reduzir as propriedades retardadoras de chama do tecido.

Amaciadores também não são recomendados, pois podem mascarar o desempenho do retardador de chama e podem atuar como combustível em caso de combustão.

O vestuário ignífugo deve ser lavado separadamente, não misture com outras roupas ainda que sejam de trabalho.

Os tecidos resistentes às chamas podem normalmente ser lavados em altas temperaturas, porém são alguns componentes (fita refletora, logotipos, etc.) que determinam a temperatura máxima a que podem ser lavados. A temperatura de lavagem indicada na etiqueta deve ser sempre respeitada.

É muito importante que o vestuário ignífugo seja sempre colocado a lavar e a secar do avesso, de modo a preservar a superfície. Fechos e velcros devem ser fechados durante a lavagem.

Em caso de dúvida, o melhor é entrar em contato com o fabricante ou fornecedor e seguir as recomendações indicadas para um melhor resultado e maior durabilidade possível das características do vestuário.